About me

Minha foto
Léia Salazar
Psicóloga. Composta por música e tem um caso infinito com a sétima arte. Adora fotografia e tem verdadeiro fascínio pelas palavras.
Ver meu perfil completo
Feeds RSS
Feeds RSS

terça-feira, 11 de outubro de 2011

A Psicologia e suas psicologias

Agora na metade do quarto semestre, encontro-me em plena crise existencial por causa dessa Psicologia... Ah, a Psicologia e suas psicologias!! Não sei se todo estudante passou por isso, mas acho que só os que realmente estão em processo constante de reflexão sobre o que é ser psicólogo passa por isso.
No início é como começo de um relacionamento... Tudo perfeito. Cada teoria era apresentada, brevemente explicada e, assim, o primeiro e segundo semestre foram fantásticos... Tudo explicava tudo! Por vários momentos deu até vontade de cair nas garras do ecletismo!!! Que pecado!!! Pensamento de um pobre novata que mal sabia o que estava por vir...
O primeiro ano se foi e a vontade de ler, conhecer, explorar essa ciência "misteriosa" aumentou... E com isso, apareceram-se as angústias (termo tão utilizado por psipessoas que encontro).
As dúvidas foram aparecendo, os questionamentos - alguns esclarecidos, outros ainda sem respostas convincentes.
E nesse meio em que um defende uma abordagem, outro defende outra... Fica a dúvida: E agora, o que seguir? Todas essas teorias explicam bem o que pretendem, em contrapartida todas têm uma lacuna... Algo que falta. E agora?
Seguir uma teoria é negar outra que também faz sentido. Será que tudo precisa ser negado? Será que não existe um ponto de conexão? Será que essas muitas perspectivas são boas... são ruins? Será que seria melhor algo unificado? Será... será... será...
Ainda virão muitos outros questionamentos. E quanto às respostas? Será?

2 comentários:

Midori Decco disse...

Pois então... há uns 6 anos na psicologia e eu te digo que a questão não é fácil mesmo. É bom ler bastante, estudar bastante e, penso eu, que acreditar que nenhuma teoria irá dar conta de tudo e de todos mesmo. É difícil carregar essa angustiazinha no começo, mas dá para levar. ;-) Penso que as tantas teorias explicam a quantidade enorme de pessoas diferentes que existem pelo mundo afora. Para cada uma, parece que uma teoria veste como uma luva. O que eu te sugeriria é "experimente!". Experimente as teorias, vá para a terapia, veja onde vc se sente confortável. Experimente em sala de aula também sempre que possível. E experimente como psicóloga. Uma hora, no meio disso tudo, você descobre um caminho. E o caminho dá sempre pra mudar. ;-)
Abs,


www.midorideccopsicologia.blogspot.com

Léia Salazar disse...

Uau! Muito obrigada pela sua sugestão... É realmente complicado. Eu exploro meus professores o máximo que eu posso, tiro dúvidas, leio muito! Eu espero encontrar boas respostas para minhas perguntas. Um dia eu vou achar a abordagem que melhor se adequar com minha perspectiva, minha visão de mundo! Obrigada pela contribuição!!
Abraços...

Postar um comentário